OS ÓLEOS ESSENCIAIS NA AROMATERAPIA

Os óleos essenciais possuem princípios ativos diversos e igualmente ao florais de bach, são extraídos da natureza com algumas diferenças.

Enquanto os florais de bach tratam estados emocionais diversos e na grande maioria das vezes, é ingerido, os óleos essenciais são massageados na pele ou até inalados. Também podem ser colocados em escalda pés ou simplesmente colocados em poucas gotas, num travesseiro por exemplo.


Os óleos essenciais devem ser diluídos em outros óleos, chamados de CARREADORES, para que  não causem alergias ou queimaduras quando utilizados na pele.

Os óleos essenciais são muito concentrados e por isso devem ser diluídos nesses carreadores, que são óleos vegetais como por exemplo: azeite de oliva, óleo de semente de uva, óleo de rosa mosqueta, óleo de argan.


A aromaterapia consiste em trazer bem estar físico e emocional através do cheiro que os óleos essenciais trazem em suas formas de aplicação. E claro, não só o cheiro mas também os benefícios de cada planta que o corpo absorve.


LAVANDA: Combate estresse e tensão nervosa.

MELALEUCA: Excelente para infeccões, principalmente as causadas por fungos. Furúnculos, frieiras, acnes etc

ALECRIM: Contra fraquezas e tonturas em geral, pressão baixa. É um estimulante da circulação. Combate a caspa quando usado em massagens no couro cabeludo. É um estimulante em geral e muito bom para ambientes de trabalho.

EUCALIPTO: Fortalece o sistema imunológico, purifica o ar e trata o sistema respiratório prevenindo as rinites por exemplo.

LARANJA: Estimula os cabelos e os fortalece, além de estimular as funções digestivas e melhorar a digestão de alimentos em geral.


OS ÓLEOS ESSENCIAIS NÃO SÃO REMÉDIOS E NÃO DEVEM SER INGERIDOS.

SUA FORMA DE USO É DIFERENTE DOS FLORAIS DE BACH MAS ASSIM COMO ESTES, OS ÓLEOS ESSENCIAIS NÃO SUBSTITUEM UM TRATAMENTO MÉDICO QUE A PESSOA ESTEJA FAZENDO. SÃO TERAPIAS COMPLEMENTARES.

POR SEREM CONCENTRADOS NÃO DEVEMOS COLOCÁ-LOS EM COSMÉTICOS. AS INDÚSTRIAS JÁ SE ENCARREGAM DE USÁ-LOS NAS MEDIDAS CERTAS. COLOCANDO DIRETAMENTE EM COSMÉTICOS PENSANDO ABSORVER SUAS PROPRIEDADES, PODEMOS ESTAR ESTRAGANDO OS PRODUTOS OU INTERFERINDO NA SUA EFICÁCIA.

PARA ADICIONAR EM COSMÉTICOS, MELHOR PROCURAR UM AROMATERAPEUTA.


DÚVIDAS SOBRE DOSAGEM E UTILIZAÇÃO, ENVIEM E-MAIL PARA patyfloral@gmail.com


Este texto, como todos os outros do blog não tem a função de substituir tratamentos médicos. Este blog é informativo e trás conhecimento sobre os benefícios da natureza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARA QUEM ESTÁ PESSIMISTA, DESESPERADO EM FUNÇÃO DE UMA DOENÇA LONGA E PERSISTENTE

GRATIDÃO PELO TRABALHO

GANHADORA DA PROMOÇÃO DO MÊS